DESCOBRINDO CANUTAMA

Canutama é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus. Fundada em 22 de outubro de 1891.

Enchente: Canutama em estado de alerta

Por Rdo Castro

Av. Botinelly, nas imediações da "Ponte Larga"
As previsões de uma grande enchente em 2012 estão se confirmando à medida que as águas sobem rapidamente e já cobriram parte das avenidas "Botinelly e "Benjamin Constant" deixando Canutama em estado de alerta. A prefeitura está fazendo levantamento de dados, para posteriormente  decretar Situação de Emergência conforme publicou a edição online do jornal "A Crítica", de Manaus neste domingo, 11/03.

Av. Botinelly, parcialmente alagada
Desde a semana passada os moradores da várzea estão se mobilizando para evitar perda de seus bens, transportando-os para o bairro Terra-firme, que por ser local de maior altitude, não há registro de alagação nas últimas décadas. Se isso acontecer, a sede do município ficará totalmente submersa enquanto durar o período da cheia.


As aulas foram suspensas nas redes municipal e estadual. Ainda de acordo com o site "acritica.com", os municípios de Pauini e Lábrea, também localizados na calha do rio Purus, decretaram Situação de Emergência, subindo para 10 o número de municípios em anormalidade no Amazonas por conta da enchente. Em Pauini são 3.631 famílias afetadas e em Lábrea 7.514 famílias. A informação é do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec). 

O fenômeno natural assustou em 1997, quando as águas chegaram próximo da praça S. J. Batista, há quinze anos (clique aqui para ver fotos da época).

______________________________
Para ver fotos da enchente deste ano, clique aqui. Atualizaremos pelo menos uma vez por semana.


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog