DESCOBRINDO CANUTAMA

Canutama é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus. Fundada em 22 de outubro de 1891.

Calha do Purus recebe atendimento do Barco Pai

por Rdo Castro


MANAUS - O barco Puxirum II, do programa PAI (Pronto Atendimento Itinerante), estará na Calha do Purus, a partir da próxima segunda-feira (8), e pretende atender mais de mil pessoas de comunidades dos municípios de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Anori.

O programa do Governo do Estado do Amazonas tem como meta levar serviços importantes à população ribeirinha e a comunidades indígenas às margens dos rios da Amazônia.

Na ocasião, poderão ser emitidos CPF, certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira profissional de trabalho e certificado de reservista.
Serviços previdenciários de aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, salário família, auxílio-doença, entre outros atendimentos, serão realizados. Além disso, as comunidades terão ainda acesso a atendimento médico.

Em sete anos de atividades, o programa já atendeu mais de um milhão e 700 mil pessoas, em aproximadamente 400 localidades do interior.

 O barco Puxirum II, do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), sai de Manaus dia 23 de fevereiro às 17h,  do porto da Etam, na Estrada do Marapatá, para atender a calha do Purus, começando no dia 8 de março pela comunidade Boca do Iaco, no município Boca do Acre.


A embarcação vai levar atendimentos sociais, médicos e cidadania para mais de 105 mil habitantes de 31 zonas rurais de sete municípios do Purus, como Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá, Beruri e Anorí.

O barco PAI faz parte do programa de ação social cidadania coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH) e executado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SEAS). O retorno da embarcação está previsto para final de junho.

Desde 2003, PAI já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos no interior. Este ano, a SEAS vai intensificar o plano de cobertura do sub-registro civil de nascimento, que rendeu o Prêmio Direitos Humanos 2009 ao Governo do Amazonas, no ano passado. A expectativa para o ano de 2010 é realizar mais de 11 mil atendimentos, na calha do Purus.

Fonte : portalamazonia.com




 
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog