DESCOBRINDO CANUTAMA

Canutama é um município brasileiro do interior do estado do Amazonas, Região Norte do país. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus. Fundada em 22 de outubro de 1891.

POSSE PRESIDENCIAL: apreensões e esperanças



Após uma acirrada disputa política, Jair Bolsonaro é empossado como Presidente da República Federativa do Brasil. Repercussão tanto no Brasil quanto fora marcaram o primeiro dia do ano de 2019. Para além de olhares políticos, contrários, ou demagógicos, a cerimônia de posse é um ato bonito de se ver. A esperança de uma "nova política" é o sentimento de milhares de brasileiros que assistem a uma posse presidencial.

Longe de fazermos um comentário político partidário, milhares de brasileiros torcem para que o novo Presidente o Brasil tenha sucesso em seu mandato, uma vez que o sucesso do presidente é também o sucesso de milhões de brasileiros que anseiam novas perspectivas construtivas e de crescimento. Perspectivas na área da saúde, educação, segurança, economia, meio ambiente, geração de emprego, etc., são os principais pontos que os brasileiros mais esperam que haja uma melhoria. Há também, uma torcida contrária ao novo presidente.

Com repercussão internacional, o jornal Le monde (França), adotou um comentário editorial mais crítico sobre a posse do novo presidente do Brasil, alertando para os possíveis riscos que a democracia brasileira sofreria com o governo da extrema-direita.
É notório as repercussões positivas e negativas pelo mundo a fora. Apreensão e esperança são os sentimentos de milhares de brasileiros com o novo governo. Apreensão por um lado de o novo presidente não conseguir atender as expectativas de campanha, se corromper ou se envolver em atos nocivos para o Brasil. Esperança por uma nova ação democrática na política brasileira, garantindo maior lisura nos direitos trabalhistas, numa melhor educação básica, numa maior oportunidades de empregos e a amenização da corrupção política partidária.

O foco deve ser o bem estar de toda a nação, seja ela da esquerda ou da direita ( o que essas nomenclaturas já é em si, algo negativo, pois o congresso deveria ajudar o executivo a governar, apoiando e cobrando quando necessário).

A cerimônia de posse presidencial é um símbolo de renovação. Uma nova forma política assume a frente executiva, e há a ideia de que seja melhor que a anterior, mantendo o que é benéfico para o povo e derrubando o que é nocivo, bem como implementar novas ações para a melhoria da nação.


O fato é que, olhando para a posse de um novo presidente, há sempre a expectativa de que novos horizontes se abram para uma nação. 



Autor:
Manoel Inácio
Formado em Filosofia
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Marcadores

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Pesquisar este blog